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MDS treina secretários para operacionalização do Sistema Eletrônico de Informações

SEI

Processo permitirá a gestão eletrônica de documentos e processos, em substituição ao tradicional uso de documentos em papel
publicado  em 26/10/2015 00h00

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome está se preparando para digitalizar todo o processo de tramitação de documentos internos e externos do órgão. Com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a gestão de documentos e processos se dará totalmente de forma eletrônica, em substituição ao tradicional uso de papel.

Desde terça-feira (20), a Diretoria de Projetos Internacionais (DPI) está capacitando os secretários nacionais do Ministério para que eles entendam como funciona a plataforma virtual e aprendam a operacionalizar o sistema. A implantação do SEI teve início com a aplicação de um projeto-piloto na DPI, incluindo todos os processos internos da unidade e os de interface com outras áreas do MDS.

A próxima etapa é implantar o sistema em todas as demais unidades do órgão. “É uma inovação, não só pela redução de tempo e de gastos com o uso do papel, mas também pela padronização e pela facilidade de acesso aos documentos”, ressalta o subsecretário de Planejamento e Orçamento do MDS, Antônio José Gonçalves Henriques.

A operacionalização do SEI vai promover economia de tempo, de espaço físico, de papel e outros insumos, além de um ganho de agilidade e controle na movimentação de processos, com grande potencial de redução do tempo médio de tramitação dos processos.

No Ministério das Comunicações, a implantação do sistema reduziu o tempo médio de duração de um processo administrativo de 199 para 25 dias. Lá, o SEI entrou em produção em março de 2014. Já no CADE, onde o SEI funciona desde janeiro deste ano, houve uma economia de R$ 600 mil com gastos com impressão de papel e redução de 70% no volume de impressões no órgão.

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