Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Outubro > Encontro discute segurança alimentar dos povos e comunidades tradicionais

Notícias

Encontro discute segurança alimentar dos povos e comunidades tradicionais

SEGURANÇA ALIMENTAR

Secretário executivo do MDS, Marcelo Cardona falou sobre as ações para promover alimentação saudável durante encontro temático em São Luís
publicado  em 14/10/2015 16h07
Foto: Veruska Oliveira

São Luís Ao participar do encontro temático “Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para População Negra e Povos e Comunidades Tradicionais” em São Luís (MA), o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcelo Cardona, ressaltou os esforços para reduzir a insegurança alimentar desse público.

Segundo ele, depois da saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome, em 2014, o desafio é a garantia de alimentação saudável para a população. E uma das formas para garantir o acesso dos brasileiros a alimentos de qualidade é o fortalecimento da agricultura familiar e de programas como o de Aquisição de Alimentos, o PAA.

A iniciativa possibilita a compra de produtos da agricultura familiar para distribuição a pessoas ou famílias que precisam de suplementação alimentar (porque estão em situação de insegurança alimentar e nutricional) e também a entidades da rede da assistência social.

Na avaliação do secretário, os debates com a sociedade civil são fundamentais para o aperfeiçoamento das políticas públicas. “Encontros como este possibilitam o diálogo entre a sociedade e as diversas instâncias de governo. Assim, é possível direcionar esforços visando atender as demandas dos povos e comunidades tradicionais”, afirmou ele, que também é presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT).

 

O evento foi promovido entre os dias 7 e 8 deste mês, com a participação de representantes de diversas organizações. Este foi o último de quatro encontros temáticos preparatórios para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Brasília, entre os dias 3 e 6 de novembro, com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa