Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Outubro > Censo Suas 2015: Gestores devem ficar atentos ao novo calendário

Notícias

Censo Suas 2015: Gestores devem ficar atentos ao novo calendário

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Coordenadores dos Centros de Convivência devem enviar os dados a partir da próxima segunda-feira (5)
publicado  em 01/10/2015 16h14
Exibir carrossel de imagens Foto: Sérgio Amaral/MDS

Brasília – Gestores estaduais, municipais e conselheiros devem ficar atentos à alteração no calendário de preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2015. Os coordenadores dos Centros de Convivência devem começar a preencher o questionário a partir desta segunda-feira (5).

O Censo Suas é realizado anualmente pelo MDS desde 2007. O levantamento mapeia o Suas, com informações sobre quantidade, serviços e atividades prestados nos equipamentos de assistência e o perfil dos trabalhadores da área. Além disso, avalia a estrutura e atuação dos conselhos estaduais e municipais e a gestão do sistema nos estados e municípios.

O analista do departamento de Gestão do Suas, Hugo Miguel Pedro Nunes, explica que alteração no calendário foi necessária para melhor atender o gestor. “Essa é uma base de informações para os órgãos de controle, por isso é importante realizar o preenchimento do questionário”.

Preenchimento – O acesso ao sistema eletrônico é feito por meio do link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/. Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas. O período de preenchimento é escalonado, de acordo com a unidade de serviço.

A orientação é que as unidades respondam ao questionário no papel e depois encaminhem ao gestor para o preenchimento no sistema eletrônico.

Caso o responsável pelo preenchimento tenha alguma dúvida ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo Suas, ele deverá entrar em contato com a respectiva secretaria estadual ou, se necessário, contatar o MDS por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003.

O prazo para preenchimento segue até 27 de novembro. As retificações do questionário poderão ser feitas entre os dias 28 de novembro e 06 de dezembro.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa