Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Outubro > “O canal pega limpinho e o som é bem melhor”

Notícias

“O canal pega limpinho e o som é bem melhor”

INCLUSÃO DIGITAL

Moradora de Rio Verde (GO), Ana Cláudia é beneficiária do Bolsa Família e recebeu o kit da TV Digital
publicado  em 09/10/2015 22h11
Foto: Ana Nascimento/MDS Ana Cláudia acessará informações sobre o Bolsa Família pela TV Digital

Ana Cláudia acessará informações sobre o Bolsa Família pela TV Digital

Brasília – A dona de casa Ana Cláudia Souza de Jesus, de 23 anos, acordou cedo na última quarta-feira. Ela estava entre os primeiros beneficiários do Bolsa Família a receber o kit para a instalação da TV Digital em Rio Verde. O município fica a 250 quilômetros de Goiânia (GO) e será o primeiro a ter o sinal de tevê analógico desligado. “Marquei logo meu horário para buscar minha antena, fui a segunda na fila”, conta sorridente.

Com o marido e uma filha de um ano de idade, Ana vive em uma casa nos fundos da casa da sogra. Ana nem acreditou quando viu a imagem digital. “Nossa, é muito bom, o canal pega limpinho e o som é bem melhor”. Com a instalação da antena e o uso do conversor do sinal digital, os chuviscos na imagem e os chiados da televisão antiga acabaram.

Leia também: Bolsa Família estará ligado a este sinal 

A família costuma se reunir para assistir às novelas e ao futebol. Mas, ao experimentar os equipamentos, Ana Cláudia acessou o conteúdo oferecido aos beneficiários do Bolsa Família, por meio da tecla Ginga no novo controle remoto. “Aqui a gente vê o calendário do Bolsa Família”, comentou, sobre a informação que mais chamou a sua atenção. “Muito bom o aplicativo. Ensina direitinho o que a gente tem que fazer, que dia recebe o dinheiro. Tem muita coisa lá.”

Roberto Ferreira de Araújo, marido de Ana Cláudia, só viu a imagem nova na televisão de casa quando chegou do trabalho. Ele faz bicos como auxiliar de pedreiro. O Bolsa Família ajuda na criação da Emanuela. “Recebo R$ 112 e o dinheiro uso todo com a Manu. Compro leite, remédio, roupas e as fraldas dela”, explica a dona de casa.

Ana quer voltar a estudar e já está em busca de um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Parei de estudar no 2º ano do Ensino Médio. Queria muito terminar os estudos e abrir um negócio”, conta.

TV Digital – A cidade de Rio Verde foi escolhida para dar início à implantação da TV Digital. Mais de 6,6 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família estão recebendo gratuitamente, desde quarta-feira (8), um kit contendo um conversor, um controle remoto e uma antena adaptada às condições do domicílio. A distribuição está prevista no plano de universalização da recepção dos sinais da TV Digital no país. No dia 29 de novembro, o sinal analógico será desligado na cidade.

Até 2018, as famílias do Bolsa Família em todo o país receberão gratuitamente o kit da TV Digital. A entrega dos equipamentos deverá ser agendada pelo telefone 147 ou pela internet, dentro dos prazos definidos para cada localidade.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa