Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Novembro > Valorização dos profissionais da assistência social é debatida em mesa de negociação

Notícias

Valorização dos profissionais da assistência social é debatida em mesa de negociação

SUAS

Gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social se reuniram pela primeira vez na terça (17) e quarta-feira (18)
publicado  em 18/11/2015 18h24
Foto: Ana Nascimento/MDS

Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – Pela primeira vez na história, gestores federais, estaduais e municipais e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) se reuniram para discutir melhores condições de trabalho para os mais de 600 mil profissionais que atuam na oferta de serviços e benefícios na rede socioassistencial em todo o país. Na terça-feira (17) e quarta-feira (18), em Brasília, ocorreu a 1º reunião ordinária da Mesa Nacional de Gestão do Trabalho do Suas.

A Mesa foi instituída para estabelecer um fórum permanente de diálogo e negociação entre gestores e trabalhadores. Nela participam seis representantes dos gestores da rede pública e privada de assistência social e seis representantes dos trabalhadores.

Segundo o diretor de Gestão do Suas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Crus, o debate sobre a garantia de direito dos trabalhadores influencia diretamente no atendimento à população e na gestão dos serviços e benefícios. “A principal tecnologia que contamos na Política de Assistência Social é o próprio trabalhador. Portanto, a valorização destes profissionais é fundamental para alcançarmos os nossos objetivos.”

As principais pautas na mesa de discussão, segundo a presidente da Federação Nacional dos Psicólogos, Fernanda Magano, estão relacionadas à carga horária de trabalho, forma de contratação e qualificação dos profissionais. “Estamos mudando o status dos trabalhadores da assistência social a partir desta iniciativa e desejamos que essa relação de negociação que começa hoje seja desdobrada nos estados e municípios.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa