Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Novembro > Publicação do IBGE chega ao seu volume 23 com novidades

Notícias

Publicação do IBGE chega ao seu volume 23 com novidades

SEXTA COM DEBATE

Edição 2015 do Brasil em Números traz capítulo novo sobre o Poder Judiciário e acompanha encarte sobre as regiões hidrográficas brasileiras
publicado  em 20/11/2015 18h28
Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – Um panorama do contexto recente do Poder Judiciário foi incorporado à mais recente edição do periódico Brasil em Números, editado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Todo ano a gente tenta inovar em algum aspecto característico da publicação, e em 2015 conseguimos introduzir um capítulo relativo ao Poder Judiciário, que era um campo da área social brasileira e que não tínhamos contemplado antes”, destacou o editor e coordenador executivo da publicação, David Montero Dias.

“É um capítulo inédito, idealizado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, que inaugura o retrato de como está estruturado o Poder Judiciário no território brasileiro”, complementou o especialista, que é coordenador de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE. Ele foi o convidado desta sexta-feira (20/11) do Sexta em Debate, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A agenda é realizada quinzenalmente com o objetivo de levantar a discussão sobre temas relacionados ao desenvolvimento social no Brasil e no mundo.

Dias também falou sobre a inclusão de encarte com informações sobre as regiões hidrográficas brasileiras. O anuário Brasil em Números traz um grande painel do país, apresentando dados sobre o território nacional, características demográficas e socioeconômicas da população, que permitem traçar uma síntese da realidade brasileira. “É uma importante base de estudos, porque traz informações de forma estruturada sobre o Brasil em diversos temas, em diversas áreas de conhecimento”. A obra também é enriquecida com artigos de renomados professores, técnicos e pesquisadores, que oferecem ao leitor uma reflexão acerca de cada tema abordado.

Uma característica da publicação do IBGE é a presença de imagens de museus e obras de arte em todos os 23 volumes editados até aqui. “Isso que faz dela uma publicação única e totalmente diferenciada”, exalta David Montero Dias. Segundo ele o objetivo de ilustrar o periódico com os museus se deu com o intuito de colocar um componente cultural que expresse um elemento regional no que tange à cultura e tradição brasileira. A edição 2015 foi contemplada com a ilustração de obras do Museu de Arte de Blumenau, em Santa Catarina. A intenção é agregar aspectos culturais e regionais, por meio de imagens e gravuras que abrem cada capítulo.

Os 23 volumes do Brasil em Números estão disponíveis para download pelo site http://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?view=detalhes&id=72. A versão física das publicações pode ser adquirida na loja online do IBGE, pelo link http://loja.ibge.gov.br/brasil-em-numeros-brazil-in-figures-2015.html.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa