Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Novembro > Presidenta Dilma assina decretos para alimentação saudável

Notícias

Presidenta Dilma assina decretos para alimentação saudável

Conferência Nacional

Medidas buscam consumo de alimentos adequados, evitando doenças decorrentes da má alimentação. Também assegura o aleitamento materno e reduz a interferência de produtos comerciais na amamentação
publicado  em 03/11/2015 20h04
Brasília, 03/11/2015 - GDF adere ao Pacto Nacional pela Alimentação Saudável - Ubirajara Machado/MDS

Brasília, 03/11/2015 - GDF adere ao Pacto Nacional pela Alimentação Saudável - Ubirajara Machado/MDS

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta terça-feira (3) o decreto que institui o Pacto Nacional pela Alimentação Saudável. O documento prevê a promoção do consumo de alimentos saudáveis e adequados e a ampliação das condições de oferta e disponibilidade desses alimentos para combater o sobrepeso, a obesidade e as doenças decorrentes da má alimentação da população brasileira.

“Precisamos enfrentar essa epidemia decorrente da má alimentação. Queremos proporcionar aos brasileiros hábitos alimentares saudáveis, essa é nossa meta principal, meu compromisso”, destacou durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília. A presidenta ressaltou que a assinatura do decreto é o primeiro passo para uma parceria ainda mais sólida com os estados e a sociedade nessa agenda. “Queremos comida de verdade, que promova saúde, qualidade de vida, que dê prazer, que valorize nossas tradições, culturas alimentares diferenciadas e que seja um reconhecimento da sociobiodiversidade do nosso país.”

O governo do Distrito Federal foi o primeiro a aderir ao pacto, por meio de acordo de cooperação assinado entre a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Leia mais notícias sobre a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Acesse a galeria de imagens da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Saúde – Dilma Rousseff também assinou decreto que regulamenta a Lei 11.265, que assegura o aleitamento materno e reduz a interferência de produtos comerciais na amamentação. O documento estabelece orientações para comercialização e publicidade de produtos direcionados às crianças de até três anos, como leites artificiais, papinhas industrializadas, mamadeiras e chupetas.

“Temos que cuidar dos nossos recém-nascidos, das nossas crianças. Promover uma alimentação saudável desde pequenos resulta em mais desenvolvimento para essas crianças que são o futuro do nosso país. Eles merecem nossa atenção e cuidado”, reforçou a presidenta.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa