Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Novembro > Participantes da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional trocam receitas

Notícias

Participantes da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional trocam receitas

CONFERÊNCIA

No primeiro dia do encontro, representantes da sociedade civil falam sobre o que é comida de verdade
publicado  em 03/11/2015 16h38

Brasília – Antes da abertura oficial da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como tema Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar, representantes da sociedade civil falaram sobre suas receitas favoritas ou aquela comida dos tempos de criança. Eles participaram, na manhã desta terça-feira (3), da atividade Falas do Brasil: Troca de Receitas e de Sementes. 

Para Valéria Aparecida Bastos, de Maquiné, município localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul, comida de verdade é a tapioca de juçara. Ela conta que a receita é bem simples. “Você mistura o polvilho com a juçara e coloca o recheio que você quiser. Eu gosto de queijo colonial e ora-pro-nobis. É muito gostoso, saudável e da nossa terra.”

Assim como Valéria, outros participantes do encontro nacional compartilharam a sua receita favorita. O extrativista João Mendes, de Machadinho d´Oeste (RO), falou sobre a moqueca de peixe com leite de castanha-do-Pará. “Troco qualquer pedaço de picanha por uma boa moqueca com leite de castanha”, disse ele. Mendes nasceu na floresta. Lembra que na alimentação da sua família sempre estiveram presentes o babaçu, o pequi, a farinha de banana e o peixe. “São produtos bons e sem conservantes. Acho que tenho uma saúde melhor de quem vive nas grandes cidades.”

A maranhense Auritenes Alves Matos contou que, quando criança, sua comida preferida era o cozido de macaxeira com cheiro verde, cebolinha e vinagrete. “Depois que tudo isso cozinha,  cria aquele caldo grosso. É muito saudável comer esse cozido pela manhã ou na hora do almoço”, explicou ela.

Leia mais notícias sobre a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Acesse a galeria de imagens da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

A diversidade dos alimentos do Brasil chamou a atenção da alemã Juliane Fritz, 22 anos. Estudante de nutrição na Alemanha, Juliana é estagiária no Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN). “Achei fascinante como as pessoas se identificam com a comida aqui no Brasil. Elas se envolvem e ficam emocionadas quando contam suas histórias.” A estudante ficou impressionada com a quantidade de frutas existentes nas regiões brasileiras. “Vi tanta coisa exótica, bem diferente do meu país. Eu gostaria de experimentar todas essas frutas.”

Confira a receita de tapioca com juçara, da Valéria Bastos, de Maquiné (RS)
“Misture o polvilho azedo com a polpa da juçara, água e uma pitada de sal. Deixe descansar até ficar no ponto da tapioca. Passe a farinha em uma peneira para facilitar na hora de colocar na frigideira. A mistura ficará com uma coloração roxa. Assim que estiver toda peneirada a mistura está pronta. Basta colocar na frigideira e rechear com o que preferir.”

A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional começou nesta terça (3) e segue até sexta-feira (6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença de cerca de 2 mil pessoas, entre delegados, convidados, representantes da sociedade civil e observadores internacionais.

O evento é estratégico entre iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. Tem como objetivo geral ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa