Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Novembro > México lidera consumo anual de refrigerante por pessoa

Notícias

México lidera consumo anual de refrigerante por pessoa

IDEIAS NA MESA

Segundo o diretor da ONG El Poder del Consumidor, mais de 24 mil pessoas morrem por ano no país por causa de bebidas açucaradas
publicado  em 18/11/2015 13h44
Foto: Ubirajara Machado/MDS

Brasília – O México está vivendo uma epidemia de obesidade e diabetes, garante o diretor da ONG El Poder del Consumidor, Alejandro Calvillo. Durante o encerramento do primeiro encontro da Rede Ideias na Mesa, na terça-feira (17), em Brasília, Calvillo apresentou dados alarmantes. “Há um estudo que estima que no México, a cada ano, morrem 24,1 mil pessoas devido ao consumo de bebidas açucaradas. São mais mortes por ano do que pelo crime organizado.”

Anualmente, são consumidos 163,3 litros de refrigerante por pessoa no país e 70% dos adultos tem sobrepeso e obesidade, dos quais 14% tem diabetes. “No México, nós temos o maior consumo do mundo de refrigerantes e bebidas açucaradas”, lamentou o especialista. No Brasil, dados da última Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS/IBGE) apontam que 23,4% dos adultos consomem refrigerantes regularmente e 20,8% estão obesos.

Calvillo parabenizou a iniciativa brasileira que determina que 30% dos recursos usados para a merenda nas escolas devem ser destinados à compra de alimentos da agricultura familiar. “Isso é um exemplo internacional, porque, para nós, a saúde alimentar está muito ligada aos produtores locais e à diversidade de alimentos.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa