Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Novembro > Estados têm papel fundamental na construção das novas políticas públicas

Notícias

Estados têm papel fundamental na construção das novas políticas públicas

BRASIL SEM MISÉRIA

Ministra Tereza Campello destacou papel dos governos estaduais na abertura do III Seminário de Pactuação Federativa no Brasil Sem Miséria, em Brasília
publicado  em 26/11/2015 14h17
Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – “Trabalhando juntos, vamos chegar mais longe e avançar mais”, destacou, nesta quinta-feira (26), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ao falar do papel dos estados para o combate à pobreza no Brasil. Na abertura do III Seminário de Pactuação Federativa no Brasil Sem Miséria, em Brasília, ela afirmou que os governos estaduais serão atores importantes na identificação e apoio aos brasileiros que ainda estão na pobreza extrema.

Segundo Tereza Campello, os gestores estaduais conhecem as especificidades dos territórios. Por isso, é essencial a articulação entre governo federal e eles para a evolução das políticas públicas. “Nossa ação mudou o Brasil. Cada uma das experiências dos estados enriqueceu nosso trabalho e todos se esforçaram para fim da miséria. Precisamos agora de novas políticas, mais especificas.”

A ministra ainda apresentou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada neste mês. A PNAD revelou que a pobreza extrema caiu a 2,8% no país e que a renda no país cresceu para todos os brasileiros. “A renda entre os 10% mais pobres cresceu muito mais que os ricos. Que bom que estamos conseguindo reduzir a desigualdade no Brasil.”

O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Estado da Assistência Social (Fonseas), André Quintão, reforçou a atuação dos gestores na defesa do Bolsa Família. “Temos a obrigação de mostrar para o país o impacto que será esse corte de 10 bilhões no programa. Essa construção nos unifica em torno de bandeiras que hoje são bandeiras de políticas públicas de Estado.”

O evento reúne representantes dos governos federal e estaduais para debater estratégias realizadas para combater a pobreza e a extrema pobreza e os desafios colocados nessa agenda para o período 2016-2019.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa