Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Novembro > Conferência define o que é Comida de Verdade

Notícias

Conferência define o que é Comida de Verdade

SEGURANÇA ALIMENTAR

Manifesto aprovado nesta quinta-feira (5) auxilia governo federal a organizar a defesa da alimentação saudável, a combater a má alimentação e as doenças decorrentes
publicado  em 05/11/2015 16h31
Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – “Um momento histórico”. Assim define o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, o Manifesto da 5ª CNSAN à Sociedade Brasileira sobre Comida de Verdade no Campo e na Cidade por Direitos e Soberania Alimentar, aprovado nesta quinta-feira (5), durante a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília.

“Aqui temos 2 mil pessoas que concordaram com uma definição do que é comida de verdade, que começa com o aleitamento materno, que promove a vida, que não agride o meio ambiente, que promove saúde e qualidade de vida, que traz lembranças, memórias, que resgata cultura”, explica o secretário nacional.

Leia mais notícias sobre a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Acesse a galeria de imagens da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Segundo Campos, esses valores são muito importantes e ajudam a política pública, ao permitir avaliar se o que está sendo incentivado no campo, o que se está disponibilizando de alimentos nas escolas e o que está sendo consumido no dia a dia pelos trabalhadores é ou não comida saudável. “Esse manifesto nos ajuda a organizar a defesa da alimentação saudável, a combater a má alimentação e as doenças decorrentes.”

Ao final, o Manifesto ainda propõe que instituições de ensino, pesquisa e extensão, organizações da sociedade civil e escolas públicas e privadas sejam parceiras na orientação para a produção, a comercialização e o consumo de uma alimentação adequada e saudável, por meio do controle, cobrança e fiscalização social das políticas públicas que tratam sobre segurança alimentar e nutricional.

5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional acontece até esta sexta-feira (6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O encontro reúne cerca de 2 mil pessoas, entre delegados, convidados, representantes da sociedade civil e observadores internacionais.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa