Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Novembro > Ação conjunta amplia alfabetização e escolaridade da população de baixa renda

Notícias

Ação conjunta amplia alfabetização e escolaridade da população de baixa renda

Articulação entre interlocutores municipais de inclusão produtiva com coordenação do Programa Brasil Alfabetizado reforça estratégias para que beneficiários do Bolsa Família participem de atividades de Educação de Jovens e Adultos
publicado  em 19/11/2015 15h47

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) incentiva que os interlocutores municipais de inclusão produtiva atuem em parceria com o coordenador responsável pelo Programa Brasil Alfabetizado e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas prefeituras. O objetivo é que a articulação permita traçar estratégias para identificar, mobilizar e encaminhar as pessoas em situação de vulnerabilidade social com escolaridade defasada ou não alfabetizadas para as ações de ampliação do nível de escolaridade e de alfabetização. 

O Programa Brasil Alfabetizado é uma ação estratégica da Política de EJA contempladas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para promover a superação do analfabetismo, elevar a escolaridade, além de valorizar as diferentes formas de educação formal e não formal para jovens, adultos e idosos. Na perspectiva da educação continuada, o PNE reconhece a educação como direito social básico e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida. 

A iniciativa proporciona que beneficiários do Programa Bolsa Família e pessoas inscritas no Cadastro Único tenham continuidade dos seus estudos, em especial as mulheres que participam do Pronatec Mulheres Mil. As pessoas que pretendem elevar sua escolaridade devem ser encaminhadas para as demais ações de EJA, de preferência nas modalidades concomitante e integrada ao ensino profissionalizante e tecnológico. 

As prefeituras que ainda não fizeram adesão ao Programa Brasil Alfabetizado devem buscar mais informações no endereço eletrônico http://portal.mec.gov.br/par/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17457-programa-brasil-alfabetizado-novo. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa