Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Novembro > “Vamos escolher comida de verdade?” debate alimentação saudável dentro e fora de casa

Notícias

“Vamos escolher comida de verdade?” debate alimentação saudável dentro e fora de casa

CONFERÊNCIA

Bate-papo reúne Bela Gil, Regina Tchelly (Favela Orgânica), Luis Carrazza (Cooperativa Central do Cerrado), Alexandre Borges (Mãe Terra) e a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, durante 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília
publicado  em 04/11/2015 13h53

Brasília – Apesar de o brasileiro ter reduzido em 20% o consumo de refrigerante nos últimos seis anos e consumir regularmente o tradicional arroz com feijão, a população segue o padrão alimentar mundial, com o aumento da ingestão de produtos industrializados, ricos em açúcares, sal e gordura (produtos ultraprocessados). Mas quais são os principais obstáculos que os brasileiros enfrentam para escolher uma alimentação saudável dentro e fora de casa?

Esta é uma das principais reflexões do diálogo “Vamos escolher comida de verdade?”, uma das atividades da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida em Brasília. A chefe de cozinha natural Bela Gil, a criadora do projeto Favela Orgânica, Regina Tchelly, o secretário executivo da Cooperativa Central do Cerrado, Luis Carrazza, o sócio diretor da Mãe Terra, Alexandre Borges, e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participam do bate-papo nesta quarta-feira (4), às 18h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Bela Gil vai falar sobre os problemas no consumo de alimentos com excesso de sal, açúcar e gorduras nos alimentos e a importância de se trabalhar a educação alimentar e nutricional com as crianças. Regina Tchelly aborda a promoção da alimentação saudável e ensina que é possível cozinhar e aproveitar integralmente o alimento.

Leia mais notícias sobre a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Acesse a galeria de imagens da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Luis Carrazza explica a importância da sustentabilidade do Cerrado na oferta de alimentos nativos e a inserção dos frutos da região na culinária brasileira. Já Alexandre Borges fala sobre os desafios na produção de alimentos industriais saudáveis e como o setor privado e as políticas públicas podem contribuir para minimizar esses problemas.

A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, é um evento estratégico entre iniciativas par a se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. 

Serviço
Vamos escolher comida de verdade? - Atividade integradora da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Quando: quarta-feira (4), às 18h30
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Eixo Monumental - Brasília (DF)

Informações sobre os programas do MDS:
800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa