Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Novembro > “Tem muita gente que não quer enxergar a eficácia do Bolsa Família”

Notícias

“Tem muita gente que não quer enxergar a eficácia do Bolsa Família”

BRASIL SEM MISÉRIA

Ministra Tereza Campello falou sobre os bons resultados do programa durante o lançamento do livro O Brasil sem miséria nas versões em inglês e espanhol
publicado  em 02/11/2015 22h01

Brasília – “Tem muita gente que não quer enxergar a eficácia do Bolsa Família”, afirmou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fomes, Tereza Campello, ao participar, nesta segunda-feira (2), do lançamento do livro O Brasil sem miséria nas versões em inglês e espanhol.

“Este não é mais um debate ideológico. Nos 12 anos do Bolsa Família, temos dados e estudos que comprovam os bons resultados do programa.” Os números mostram a queda no déficit de estatura das crianças e a redução da mortalidade infantil por desnutrição (65%) e diarreia (53%). "Além disso, com o programa, temos 17 milhões de crianças na escola, reduzindo a desigualdade da educação no Brasil em mais de 41%."

Tereza Campello falou também sobre o preconceito contra a população pobre. Segundo ela, é necessário desmistificar que o pobre não trabalha porque tem preguiça. “A população é pobre porque faltam oportunidades.”

Leia mais notícias sobre a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Acesse a galeria de imagens da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Ao falar sobre o Brasil sem Miséria, a ministra lembrou que o plano foi “um salto na construção das políticas públicas que estavam sendo desenvolvidas no país com os programas Fome Zero e Bolsa Família”. “O Brasil sem Miséria foi o amadurecimento dessas políticas. Com o plano, conseguimos combater a pobreza em suas várias dimensões.”

Tereza explicou que as versões nas línguas inglesa e espanhola reúnem os principais textos do livro O Brasil sem miséria em português. Para ela, a publicação ajuda a divulgar as experiências de sucesso do Brasil, como o Programa de Aquisição de Alimentos ( PAA) e a compra da agricultura familiar para a alimentação escolar.

O lançamento do livro ocorreu durante o Encontro Internacional da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e NutricionalParticiparam o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão, e a secretária adjunta para Superação da Extrema Pobreza, Patricia Vieira da Costa, organizadores da publicação. 

Informações sobre os programas do MDS:

0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa