Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Março > Universidade Federal de Viçosa lança chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

Notícias

Universidade Federal de Viçosa lança chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Edital prevê aquisição de 13,6 mil quilos de produtos para restaurante universitário
publicado  em 30/03/2015 16h29

Brasília, 30 – A Universidade Federal de Viçosa (UFV) lançou chamada pública para aquisição de 13,6 mil quilos de alimentos da agricultura familiar por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O investimento para a ação é de R$ 60,9 mil. Esta é segunda aquisição da universidade. 

O edital prevê a compra de feijão (carioca e vermelho), café em pó, tangerina ponkan, banana prata e moranga para atender, parcialmente, às necessidades do Restaurante Universitário do Campus Viçosa (MG). As propostas podem ser enviadas até as 16h desta quarta-feira (1º). 

Podem participar da chamada pública as organizações de agricultores familiares e demais povos tradicionais que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Os interessados devem consultar o edital ou enviar e-mail para cpl@ufv.br. A documentação deve ser entregue na Diretoria de Material no Campus UFV.

De acordo com a coordenadora-geral de Aquisições e Distribuição de Alimentos do MDS, Hétel Leepkaln dos Santos, este tipo de aquisição contribui para o desenvolvimento regional. “A modalidade Compra Institucional aproxima o órgão público que demanda alimentos dos agricultores familiares consolidando novas oportunidades no mercado institucional que até então não era acessado por essa categoria”, afirmou.

Na Compra Institucional, órgãos dos governos federal, estadual, distrital e municipal podem comprar, por meio de chamada pública, alimentos da agricultura familiar para o atendimento a demandas próprias de abastecimento, proporcionando uma alimentação mais saudável porque a oferta dos alimentos está mais perto dos consumidores.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003 
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021