Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Março > Roraima: governo e sociedade civil iniciam mobilização para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Notícias

Roraima: governo e sociedade civil iniciam mobilização para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

SEGURANÇA ALIMENTAR

Próximos estados que irão realizar reuniões preparatórias serão Bahia, Tocantins e Rondônia
publicado  em 27/03/2015 11h45

Brasília – O estado de Roraima iniciou na quinta-feira (26) o processo de mobilização para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Representantes de 40 entidades da sociedade civil – entre eles, povos e comunidades tradicionais de matriz africana, ciganos, ribeirinhos, povos indígenas e agricultores familiares – e de 20 órgãos estaduais e municipais participaram, na sede da OAB, em Boa Vista (RR), do evento preparatório à Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Roraima, em agosto.

O coordenador-geral substituto de Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Élcio Magalhães, explica que o ministério “está apoiando a organização das conferências estaduais e, por meio da atuação dos gestores públicos e da sociedade civil nos estados, estimulando os municípios a organizarem suas conferências”. Os encontros tem por objetivo fixar as diretrizes para a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e fortalecer o Sisan.

Já estão confirmadas reuniões na Bahia, na próxima terça-feira (31), Tocantins, em 16 de abril, e Rondônia, em 17 de abril. Os estados do Amapá, Ceará, Espírito Santo e Rio de Janeiro também iniciaram a mobilização para as etapas municipais que antecedem as conferências estaduais.

Conferência Nacional – O evento com a participação dos governos municipais, estaduais e federal e da sociedade civil propõe diretrizes para as políticas públicas que promovem um novo sistema alimentar. Antes da etapa nacional, ocorrem as conferências municipais, regionais ou territoriais e as conferências estaduais, que funcionam como sucessivas etapas preparatórias para o encontro nacional.

As conferências municipais devem ser realizadas até 30 de junho. As estaduais até 15 de agosto. E a 5ª Conferência Nacional, cujo lema é Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar, será de 3 a 6 de novembro, em Brasília.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa