Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Março > Curso a distância fortalece controle dos programas da assistência social

Notícias

Curso a distância fortalece controle dos programas da assistência social

ENSINO À DISTÂNCIA

Capacitação promovida pelo Tribunal de Contas da União qualifica conselheiros municipais para fiscalização e acompanhamento da utilização de recursos
publicado  em 13/03/2015 15h52

Brasília, 13 – Os Conselhos Municipais e Estaduais de Assistência Social são uns dos mais importantes instrumentos de controle de uso dos recursos dos programas sociais desenvolvidos pelo governo federal. E, para fortalecer a atuação dos integrantes dos conselhos, o Tribunal de Contas da União (TCU) está com as inscrições para o curso a distância de Controle Exercido por Conselhos de Assistência Social.

A capacitação aborda o funcionamento da assistência social no Brasil, modelos de controle, estratégia de atuação dos conselheiros, acompanhamento da gestão do Programa Bolsa Família e do Fundo Municipal de Assistência Social e fiscalização dos centros de referências, entre outros. O curso é gratuito e qualquer cidadão pode participar.

Para o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), José Rodrigues Rocha Júnior, os cursos ajudam a melhorar a atuação dos conselheiros e na prestação de serviços à sociedade. “O trabalho qualificado do conselheiro fará com que a sociedade, em especial os usuários da assistência social, tenham a garantia de melhoria na execução dos investimentos públicos e melhor qualidade na prestação desses serviços.”

Para se inscrever, o candidato deve realizar o cadastro no Portal do TCU. Após esse processo a matricula é feita no Ambiente virtual (AVEC-TCU). Em caso de dúvida, consulte a página Tutoriais em vídeos ou Dúvidas Frequentes.