Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Maio > Superação da extrema pobreza de beneficiários do Bolsa Família é retratada em filme

Notícias

Superação da extrema pobreza de beneficiários do Bolsa Família é retratada em filme

CINE COM DEBATE

Cine com Debate exibe Aqui Deste Lugar, com a presença do diretor Sérgio Machado e do secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Helmut Schwarzer
publicado  em 27/05/2015 18h00

Brasília – A 2ª edição do projeto Cine com Debate, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai exibir o filme Aqui Deste Lugar, nesta segunda-feira (1º). Dirigido pelos diretores Sérgio Machado e Fernando Coimbra, o documentário traz a história de três famílias beneficiárias do Bolsa Família, que enfrentam suas situações de pobreza e começam a ter novas perspectivas.

O filme retrata a melhoria ao acesso à alimentação, à educação e a bens de consumo de brasileiros do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará, que compõem o retrato de algumas mudanças no Brasil. As histórias ilustram o exemplo de outros milhões que deixaram a situação de pobreza em decorrência de um conjunto de políticas sociais, que além de garantir a complementação de renda, possibilitaram o acesso a serviços públicos e aumento das oportunidades de trabalho.

Os espectadores poderão acompanhar os relatos de diferentes gerações, que revelam como as mudanças impactaram suas vidas. São famílias que nasceram sem eletricidade, mas que hoje têm acesso ao computador e celular, por exemplo.

A exibição do filme será seguida de debate com o diretor Sérgio Machado e o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Helmut Schwarzer. O documentário Aqui Deste Lugar será apresentado às 16h, no auditório do subsolo do Bloco A, na Esplanada dos Ministérios.

Cine com Debate - O projeto tem como objetivo aprofundar a discussão sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento social no Brasil e no mundo. Com a ajuda de filmes prioritariamente de produção nacional, temáticas sociais serão discutidas mensalmente, sempre na tarde da última 2ª feira do mês.

Informações sobre os programas do MDS:

0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021