Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Maio > Segurança alimentar e nutricional desperta interesse de cientistas brasileiros

Notícias

Segurança alimentar e nutricional desperta interesse de cientistas brasileiros

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

Temática foi escolhida para a 28ª edição da premiação, cujos vencedores foram divulgados na quinta-feira (21)
publicado  em 22/05/2015 21h00

Brasília, 22 – A segurança alimentar e nutricional, tema da 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista, despertou o interesse de estudantes e instituições de ensino que participaram da premiação, mostrando que a temática vem ganhando espaço importante no país. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, nessa quinta-feira (21), os vencedores do prêmio, que recebeu mais de 1,9 mil pesquisas inscritas. Desse total, 341 disputaram a categoria Mestre e Doutor, 274 Ensino Superior, e 1.305 concorreram na categoria Ensino Médio. Os contemplados são do Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A área da segurança alimentar e nutricional apresentou importantes resultados nos últimos anos. O Brasil já tem a primeira geração de crianças que não sabem o que é fome, com acesso à escola e a serviços. Além disso, o índice de desnutrição aguda – déficit de peso para a idade – em crianças menores de cinco anos é inferior a 1,8%.

Outra conquista da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil foi a criação e a consolidação de uma política de aquisição de alimentos da agricultura familiar para suprir os mercados institucionais. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a compra dos 30% da agricultura familiar para o abastecimento da alimentação escolar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) têm demonstrado o quanto foi acertada a criação de uma política de comercialização para a agricultura familiar no país. Com investimentos de R$ 3,3 bilhões, o Pnae já beneficiou 43 milhões de estudantes da rede pública. Além disso, mais de 81% dos estados e municípios compram produtos da agricultura familiar.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil. Criada em 1981, a premiação tem o propósito de incentivar a pesquisa e a inovação no país e é considerada um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros.

Conheça aqui os vencedores.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021