Notícias
Mulheres Mil qualifica beneficiárias do Bolsa Família em Serra Caiada (RN)
INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
Brasília, 8 – Beneficiárias do Bolsa Família do município de Serra Caiada (RN) recebem, nesta sexta-feira (8), os certificados de qualificação profissional graças à estratégia Mulheres Mil. As 120 moradoras da zona rural tiveram a oportunidade de fazer cursos de costureira, salgadeira, agente de alimentação escolar e preparador de doces e conservas.
Francisca Adriana da Silva, 33 anos, é uma delas. Ela concluiu o curso de agente de alimentação escolar, ofertado pela Escola Agrícola de Jundiaí. Trabalha vendendo tapioca na comunidade onde mora. De duas a três vezes por semana, ela percorre a vizinhança oferecendo o produto, vendido a R$ 3,00.
Para a formanda, o curso é uma oportunidade para colocar em prática o que aprendeu e melhorar de vida. “Gosto muito de trabalhar nessa área da alimentação. No curso recebi orientações sobre preparo dos alimentos, higiene. É empolgante saber que podemos melhorar”, conta. O curso estimulou a beneficiária do Bolsa Família a sonhar mais alto. “Ter meu negócio é o que mais quero para desenvolver o que aprendi.”
Francisca está ansiosa para receber o certificado. “Me dediquei bastante. A gente que precisa sabe como é difícil. Ter um curso maravilhoso e de graça, e receber um certificado é a melhor coisa que me aconteceu. Com certeza vou conseguir melhorar o que já sei fazer.”
Outra beneficiária do Bolsa Família que será qualificada pelo Mulheres Mil é a agricultora Lucielma Santana, 31 anos. Ela concluiu o curso de salgadeira. Já sabia fazer doces e viu no curso uma oportunidade de aprender a produzir outros produtos. Mas ela não imaginava que um dia poderia trabalhar com a venda dos alimentos.
Antes mesmo de finalizar as atividades, começou a fazer salgados em casa e oferecer para os vizinhos. Produz empada, pastel, coxinha, enroladinho e bauru. Toda semana são cerca de 150 salgados produzidos. Cada um custa R$ 1. “Os clientes já estão conhecendo meus produtos. Agora vou focar em ter meu comércio, com doces e salgados.”
A estratégia Mulheres Mil tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e de complementação de estudos para mulheres em vulnerabilidade social. A iniciativa privilegia temas como elevação da autoestima, saúde, direitos e deveres da mulher, inclusão digital, cooperativismo, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.
Podem participar mulheres a partir de 16 anos, chefes de família, em situação de extrema pobreza, cadastradas ou em processo de cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e preferencialmente beneficiárias do Bolsa Família.
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021