Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Maio > MDS promove série de oficinas regionais para discutir construção da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos

Notícias

MDS promove série de oficinas regionais para discutir construção da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos

SEGURANÇA ALIMENTAR

Primeiro encontro será realizado nos dias 21 e 22 deste mês, no Rio de Janeiro, com a participação de representantes de bancos de alimentos públicos e privados
publicado  em 11/05/2015 16h08

Brasília, 11 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai promover uma série de oficinas regionais para discutir a construção da Rede Brasileira de Banco de Alimentos. Esta é a primeira vez que os bancos de alimentos privados também participam dos debates. O primeiro encontro será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 deste mês, com a participação de coordenadores e gestores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos vai fortalecer os bancos de alimentos no país. Para ele, este é um equipamento importante para a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “O banco atua na política de segurança alimentar, pois auxilia na definição de critérios para o recebimento dos produtos, no monitoramento das instituições da rede de assistência social, no acompanhamento das entregas e na capacitação para o trabalho com os alimentos”, explicou.

Os encontros servem também para a construção do documento metodológico da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. A ideia é aprovar o documento no Encontro Nacional que acontecerá no final do ano. 

Atualmente, existem 115 bancos de alimentos financiados pelo MDS e 105 da iniciativa privada. Esses equipamentos atuam no recebimento de doações de produtos considerados fora dos padrões para a comercialização, mas adequados ao consumo, além de outras formas de doação e gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar. Os alimentos são repassados a instituições da sociedade civil sem fins lucrativos que produzem e distribuem refeições gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021