Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Maio > MDS participa de debate sobre segurança alimentar em Manaus

Notícias

MDS participa de debate sobre segurança alimentar em Manaus

SEGURANÇA ALIMENTAR

Objetivo é mobilizar os municípios amazonenses para a realização de conferências locais
publicado  em 14/05/2015 22h00

Brasília, 14 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participa, neste sábado (16), em Manaus (AM), de encontro promovido pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-AM). O objetivo é mobilizar os municípios amazonenses para a realização das conferências municipais de segurança alimentar e nutricional. Esses encontros são preparatórios para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em novembro deste ano, em Brasília.

Segundo o coordenador-geral substituto de Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, (MDS), Élcio Magalhães, os encontros preparatórios são oportunidades para os municípios “participarem de todo o processo de reflexão sobre a situação alimentar do país e construção de propostas para as políticas públicas, iniciando o debate a partir da sua realidade local e contribuindo para o ponto mais alto que acontecerá na conferência nacional”.

O encontro no Amazonas, organizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e realizada à distância pela plataforma IPTV (à distância) da Rede TeleSaúde. “Na região Amazônica temos uma importante parceria com a Universidade Estadual do Amazonas que atua também nos estados de Roraima, Rondônia e Acre. Eles têm uma infraestrutura muito boa de webconferência e campi descentralizados, o que facilita o diálogo entre a universidade e os agentes locais que vão replicar as informações para quem não tem acesso à internet.”

Sobre o tema da conferência nacional “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, Élcio lembra que o momento “é de repensarmos quais seriam as pautas para a segurança alimentar”. “Neste sentido, o tema possibilita a discussão sobre a qualidade dos alimentos, leva as pessoas a refletirem sobre o que elas estão comendo e como avançamos e pensamos em também para pensarmos na construção de políticas públicas que ajudem a melhorar o alimento para nossa população.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003 
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:

Ascom/MDS
(61) 2030-1021