Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Maio > MDS apresenta Compra Institucional para Instituto Federal Goiano

Notícias

MDS apresenta Compra Institucional para Instituto Federal Goiano

AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Modalidade promove o desenvolvimento local e beneficia agricultores familiares
publicado  em 26/05/2015 15h43

O funcionamento da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que permite a compra de alimentos da agricultura familiar, será apresentado, nesta quarta-feira (27), ao Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A exemplo de outros institutos e universidades federais, o IF Goiano manifestou interesse em conhecer os benefícios da modalidade que permite a aquisição de produtos de forma mais simplificada, ao contrário da licitação.

Além de facilitar o processo de compra de alimentos da agricultura familiar, a Compra Institucional fomenta o desenvolvimento local e proporciona o consumo de produtos mais saudáveis. Essas vantagens serão explicadas pelo coordenador-geral substituto de Aquisições e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Gustavo Assis.

Ele participa da mesa redonda “Plano de gestão para compras sustentáveis de gêneros alimentícios”, no campus Urutaí. No mesmo dia, o coordenador participa de uma reunião com os gestores públicos e a equipe administrativa responsável pela área de compras do instituto federal para esclarecer os procedimentos operacionais para execução da modalidade.

A ideia é mostrar que a Compra Institucional é mais vantajosa. “Por meio da licitação, o restaurante do instituto pode contratar fornecedores de outro estado. Na Compra Institucional, o recurso é aplicado no próprio local, beneficiando os agricultores familiares mais próximos ao órgão comprador”, acrescenta o coordenador.

Além de impulsionar o desenvolvimento local e beneficiar os agricultores familiares, a modalidade garante mais segurança alimentar e nutricional. “O alimento é colhido próximo da área de consumo, o que assegura produtos com maior qualidade, mais frescos e com maior valor nutritivo”, ressalta.

A modalidade do PAA permite que órgãos do governo federal, estadual, distrital e municipal com seus recursos comprem, por meio de chamada pública, alimentos da agricultura familiar para o atendimento de demandas próprias de abastecimento.

Informações sobre os programas do MDS:

0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:

Ascom/MDS
(61) 2030-1021