Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Maio > Campinas inicia mobilização para Conferência Nacional

Notícias

Campinas inicia mobilização para Conferência Nacional

SEGURANÇA ALIMENTAR

Evento será nesta terça-feira (19) com objetivo de ampliar e fortalecer as políticas públicas para a área
publicado  em 18/05/2015 08h00

Brasília, 18 – Para ampliar e fortalecer as políticas de segurança alimentar e nutricional, o município de Campinas (SP) promove nesta terça-feira (19) a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento será realizado das 9h às 18h, no Instituto de Tecnologia de Alimentos. Os debates são preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), marcada para novembro, em Brasília.

Durante o evento, a coordenadora-geral de monitoramento das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Carmem Priscila Bocchi, vai falar sobre a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN). A coordenadora lembra que o país avançou na redução da fome e na garantia da segurança alimentar, mas existem novos desafios. “Agora temos que reduzir a insegurança alimentar das populações vulneráveis (índios, moradores de rua e outros), reduzir a obesidade, resultante da alimentação inadequada e ampliar a oferta de alimentos saudáveis e sustentáveis.”

Qualquer pessoa pode participar da conferência municipal. São esperados representantes do poder público, segmentos educacionais, redes e fóruns, conselhos, setores sociais e entidades que atuam na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), além de profissionais e pessoas interessadas pelo tema.

Conferência nacional – Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional será promovida entre os dias 3 e 6 de novembro, com a participação dos governos municipais, estaduais e federal, e da sociedade civil.

A 5ª CNSAN deverá contribuir para a construção de um balanço participativo da condição da segurança alimentar no país e também propor ações que promovam avanços na implementação da PNSAN e na consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). 

Antes do encontro nacional, prefeituras e governos estaduais promoverão as conferências municipais, regionais ou territoriais e as estaduais. As conferências municipais devem ser realizadas até o dia 30 de junho. As estaduais até 15 de agosto. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021