Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Maio > Agricultores familiares de Sergipe receberão 657 toneladas de sementes

Notícias

Agricultores familiares de Sergipe receberão 657 toneladas de sementes

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Aquisição é a primeira operação do PAA Sementes e reforça as ações de convivência com o Semiárido. Serão beneficiadas 40 mil famílias agricultoras
publicado  em 14/05/2015 11h00

Brasília, 14 – Para proporcionar mais condições para as famílias do Semiárido produzirem alimentos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o governo de Sergipe anunciam, nesta quinta-feira (14), a entrega de 657 toneladas de sementes para 40 mil famílias agricultoras. Esta é a primeira operação realizada no país na nova modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o PAA Sementes. 

O anúncio será feito em um ato público, no município de Nossa Senhora da Glória (SE). A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o governador de Sergipe, Jackson Barreto, participam do evento.

A ação reforça as iniciativas de promoção da convivência com o Semiárido, garantindo a segurança alimentar e nutricional e possibilitando geração de renda para as famílias. Serão investidos R$ 4 milhões na aquisição das sementes.

Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, a ação “marca o início de um novo ciclo”. “A iniciativa resulta de um conjunto de ações que permitem a convivência do sertanejo com o Semiárido, proporcionando condições para que as famílias produzam alimento e convivam melhor com os períodos de estiagem.”

As famílias serão beneficiadas com sementes de milho (365 toneladas), feijão (262 toneladas) e sorgo (30 toneladas). “Essa ação se soma a outras ações de convivência com o Semiárido, como os bancos de sementes que estão sendo implementados na região. Dessa forma, estamos de um lado comprando sementes e de outro estimulando a oferta na região”, explicou o secretário. 

Em Sergipe, o governo federal está implantando 15 Bancos Comunitários de Sementes Crioulas, com o objetivo de beneficiar as famílias de agricultores que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

PAA Sementes – A Aquisição de Sementes é uma nova modalidade do PAA onde a compra e a distribuição de sementes passam a ter regras e limites de acesso por unidade familiar que não interferem nas demais modalidades do programa. Esta modalidade possui limite diferenciado e possibilita que o agricultor familiar fornecedor participe da venda de alimentos e também da venda de sementes.

As sementes compradas pelo governo federal serão doadas às famílias que tenham Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Física), com prioridade para aquelas inscritas no Cadastro Único, mulheres, assentados, povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

A aquisição de sementes já ocorria antes, dentro de outras modalidades do PAA e em Sergipe, em 2014, mais de 36 mil famílias agricultoras foram atendidas com a distribuição de sementes. 


Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa: 
Ascom/MDS 
(61) 2030-1021