Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Junho > MDS e governo de São Paulo debatem gestão do Suas

Notícias

MDS e governo de São Paulo debatem gestão do Suas

SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Debate na segunda-feira (29) reuniu representantes dos governos federal e estadual para aprimorar a gestão do Sistema Único da Assistência Social
publicado  em 30/06/2015 17h53

Brasília, 30 – Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo se reuniram na segunda-feira (29), na capital paulista, para debater estratégias de aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro, ressalta a importância de ampliar o diálogo. "Esse encontro sinaliza a abertura de uma conversa para ser ampliada nos próximos anos, na tentativa de fortalecer o alinhamento entre os três entes federados e, assim, avançar para que a assistência social seja reconhecida como direito."

Ieda reforçou que "o Suas precisa dialogar com todas as políticas públicas, para que todas promovam a proteção”. Ela explicou aos servidores estaduais a importância do Cadastro Único. "É importante trabalhar com critérios únicos, isso otimiza os projetos e possibilita um monitoramento eficaz das ações desenvolvidas nas unidades."

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, considera que o grande desafio de São Paulo é integrar os programas em um único banco de dados. "Hoje os nossos programas estão fragmentados, cada um com o seu próprio cadastro. A nossa intenção é ter o apoio do MDS para integrar esses bancos e assim passar a enxergar as famílias como um todo, com todos os programas públicos dos quais é beneficiária."

A coordenadora de Gestão Estratégica do governo de São Paulo, Marina Bragante, aprovou a iniciativa. "Esse acompanhamento do governo federal com o estado possibilita o alinhamento de ações. As orientações repassadas foram muito esclarecedoras."

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021