Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Junho > Conferência Nacional terá plenária para usuários do Sistema Único da Assistência Social

Notícias

Conferência Nacional terá plenária para usuários do Sistema Único da Assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ação mobiliza as pessoas que são atendidas pelos serviços socioassistencias para participar das conferências municipais, estaduais e nacional de Assistência Social, que serão realizadas durante o segundo semestre de 2015
publicado  em 23/06/2015 00h00

Brasília, 23 – As pessoas que participam dos programas e serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) vão ser tema de plenária durante a X Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro. A decisão foi tomada após encontro entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Fórum Nacional dos Usuários do Sistema Único da Assistência Social (FNUSUAS), realizado na última sexta-feira (19).

“O usuário é quem vai contar como está o atendimento, a política e a gestão. O Fórum é uma importante iniciativa de mobilização para que os usuários se sintam motivados a debater e participar mais diretamente da política de Assistência Social”, explica a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro.

O governo federal e as entidades da área estão incentivando que os beneficiários de programas sociais participarem das conferências municipais, estaduais e nacional de Assistência Social, que serão realizadas durante o segundo semestre de 2015. A coordenadora do FNUSUAS, Aldenora González, destaca a de estimular a criação de fóruns municipais e estaduais que cuidem das questões dos usuários do Suas. “Pedimos apoio do MDS para que possamos fazer uma grande plenária na Conferência Nacional, para que todos beneficiários se sintam provocados a voltar aos seus estados para construir os fóruns municipais e estaduais.”

Por meio do Suas, milhões de famílias recebem atendimento socioassistencial de forma gratuita em  7,5 mil Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 2,4 mil Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), 301 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP), 1.256 equipes volantes e 138 lanchas sociais.

Alceu Kuhn, coordenador do FNUSUAS, lembra que as políticas são feitas para a população. E, por isso, todos devem participar cada vez mais das discussões das ações que serão desenvolvidas. “Hoje, o usuário está atuando de forma muito passiva. Queremos que o Fórum transforme essa questão cultural, para que o usuário saiba que aquele é o seu espaço e que ele pode reivindicar, apoiar e se apropriar da política social.”

O FNUSUAS foi instalado em novembro de 2014, durante reunião descentralizada e ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021