Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Junho > Aprendizagem é oportunidade de educação e qualificação profissional

Notícias

Aprendizagem é oportunidade de educação e qualificação profissional

PRONATEC

Incentivo para que empresas contratem jovens foi ressaltado nesta quinta-feira (25) no evento “Debate sobre Aprendiz Legal”, promovido pela Fundação Roberto Marinho
publicado  em 25/06/2015 00h00

Brasília, 25 – “Precisamos integrar a educação ao mundo do trabalho. É com educação e trabalho que construímos autonomia para as pessoas e desenvolvemos a nação", defendeu Luiz Müller, diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ele participou nesta quinta-feira (25) do evento “Debate Aprendiz Legal”, no Rio de Janeiro (RJ), que reuniu representantes do governo federal e da Justiça brasileira, além de empresas e organizações da sociedade civil.

                                                                                                        Foto: Divulgação/Fundação Roberto Marinho

O papel do aprendizado para a colocação do jovem no mercado de trabalho formal foi o tema central do evento e do programa Aprendiz Legal, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que estimula as empresas a cumprir a cota de contratação de aprendizes, de 14 a 24 anos, exigida pela Lei da Aprendizagem. A iniciativa já formou cerca de 80 mil jovens.

Um dos aprendizes presentes ao debate, o jovem Renan atesta a eficiência da aprendizagem na passagem do ensino para o mercado de trabalho. “A minha convivência na empresa, com os profissionais, me fizeram tomar gosto pela administração. Ao ponto que decidi fazer o curso superior na área.”

Na visão do desembargador Ricardo Tadeu (MPT-SP), a aprendizagem “é melhor que estágio, pois garante mais qualificação e tem um método de acompanhamento dos jovens”. A opinião dele foi compartilhada pela maioria dos presentes.

Além da garantia do cumprimento da Lei de Aprendizagem, Luiz Müller lembrou também a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. “O Pronatec cumpriu o objetivo fundamental de ser a porta de entrada de milhões de brasileiros no mercado de trabalho. Dos formados pelo Pronatec, que são beneficiários do Bolsa Família, 57% conseguiram seu primeiro emprego com carteira de trabalho. Demos oportunidade e eles agarraram”, concluiu Müller.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021

registrado em: ,