Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Julho > Usuários se mobilizam para participar das conferências de assistência social

Notícias

Usuários se mobilizam para participar das conferências de assistência social

SUAS

Representantes de movimentos sociais contribuem no planejamento e na melhoria dos serviços do Sistema Único da Assistência Social
publicado  em 20/07/2015 18h00

Brasília – Dar voz a cerca de 60 milhões de pessoas que acessam as políticas públicas de assistência social no Brasil. É um dos objetivos das conferências municipais, estaduais e da X Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para dezembro. “A conferência é da gestão, dos trabalhadores, das entidades e dos usuários. É lá onde podemos dizer e ser escutados sobre os serviços e melhorias que queremos”, destaca o representante do Fórum Nacional dos Usuários da Assistência Social (FNUSUAS) e do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Anderson Miranda.

Entre as principais propostas, segundo o representante dos usuários, está a maior participação nos conselhos e instâncias de gestão, a melhoria na qualidade dos serviços e a oferta das políticas públicas para a população que ainda não tem acesso à unidades da rede socioassistencial, como os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). “É importante dizer o que está acontecendo lá na ponta, para, juntos, melhorarmos o serviço”. Anderson Miranda ressalta que essa “é a primeira vez, em 10 anos do Suas [Sistema Único de Assistência Social], que os usuários têm este espaço.”

A professora doutora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina e assessora do FNUSUAS, Luziele Tapajós, exalta a importância dos usuários estarem se organizando e lutando por seus direitos. “A assistência social é um direito reclamável. Hoje quem está se reunindo são pessoas que tiveram na sua vida necessidades sociais, que superaram por meio de uma política social, e hoje protagonizam a própria vida.”

Para a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, todo o Suas é beneficiado pela participação social. “O usuário vai dar mais qualidade ao serviço prestado, não só na proposição, mas na capacidade que ele tem de reclamar, de reivindicar pelas suas demandas.”

Nesta segunda-feira (20), os usuários do Suas coordenaram, pela primeira vez, uma teleconferência do MDS, com o tema Fórum Nacional de Usuários do Suas: um movimento social instituído em torno da defesa e da garantia dos direitos dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O programa foi transmitido pela TV NBR, e será reapresentado pela emissora na terça (21), às 13h30, e sexta-feira (24), às 15h.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021