Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Julho > Seminário discute bom uso da água no Semiárido mineiro

Notícias

Seminário discute bom uso da água no Semiárido mineiro

ACESSO À ÁGUA

Evento vai debater planejamento sustentável dos recursos hídricos da região para os próximos 20 anos
publicado  em 09/07/2015 10h00

Brasília, 9 – Cleunice Alves Cardoso, 37 anos, mora na zona rural de Mato Verde (MG) e recebeu uma cisterna de água para consumo há dois meses. Ela conta que, antes da construção, houve uma capacitação sobre a conservação do reservatório e de como utilizar a água armazenada. A agricultora familiar ressalta a importância do conhecimento adquirido. “Aqui só chove de outubro a dezembro e temos que saber segurar e utilizar este bem precioso”, conta.

Da mesma forma que a cisterna conscientizou a família de Cleonice sobre o uso da água, o Programa Cisternas, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), também está contribuindo para o planejamento dos municípios do Semiárido mineiro. Por isso, prefeitos e representantes das entidades ligadas ao tema água participam do 1º Seminário Territorial de Uso Sustentável de Recursos Hídricos, nesta sexta-feira (10), em Jaíba (MG). Promovido pelo Consórcio União da Serra Geral, o evento vai debater o planejamento sustentável dos recursos hídricos da região para os próximos 20 anos. 

Em parceria com o MDS, o consórcio entregou mais de 3,6 mil cisternas na região. Também está prevista a construção de mais 2,2 mil reservatórios. No total, o valor do investimento é de R$ 14,5 milhões. 

De acordo com o superintendente do Consórcio União da Serra Geral, Horácio Cristo Barbosa, encontro vai incentivar os gestores a construir estratégias de abastecimento para períodos de secas prolongadas nos municípios. “O Programa Cisternas contribuiu para iniciarmos esse projeto de planejamento do uso da água para a nossa região. Além de toda a estrutura que fica à disposição das famílias, o processo de entrega das cisternas conscientiza a população sobre o melhor uso da água”, afirma. 

Serviço
1º Seminário Territorial de Uso Sustentável de Recursos Hídricos
Onde: Centro de Eventos José Arnaldo dos Santos - Av. Valdomiro Cardoso de Sá, s/nº, Centro - Jaíba (MG)
Quando: sexta-feira (10), a partir das 9h

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS