Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Julho > Preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades termina em julho

Notícias

Preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades termina em julho

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Aprimora Rede encerra vigência em 31 deste mês. Gestores municipais devem informar os dados das entidades socioassistenciais
publicado  em 14/07/2015 20h00

Brasília – O Programa de Aprimoramento da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) – Aprimora Rede encerra sua vigência dia 31 de julho, juntamente com a primeira etapa de preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS). O cadastro é uma ferramenta de gestão coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no qual os gestores municipais devem informar os dados das entidades e organizações que prestam serviços socioassistenciais no país.

Criado em 2014, o Aprimora Rede está em sua última etapa, referente ao período entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2015. Com o encerramento da vigência do programa, o sistema fecha provisoriamente para análise dos cadastros.

Segundo a coordenadora geral substituta de Acompanhamento da Rede Socioassistencial Privada do Suas, Mirian Queiroz Lima, é importante preencher o cadastro. “O CNEAS não é só um banco de dados. É uma ferramenta para que o gestor entenda como funciona e quais são os serviços prestados pelas entidades em seu município.”

Para preencher o cadastro, a equipe técnica do município deve visitar as unidades privadas de prestação de serviços socioassistenciais e recolher as informações necessárias. O MDS oferece um incentivo financeiro para custear as despesas com as visitas e a inserção de informações no sistema. O valor de R$ 50 é repassado a cada cadastro preenchido, salvo e concluído no CNEAS.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003 
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021