Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Julho > OIT reconhece experiência exitosa do Bolsa Família

Notícias

OIT reconhece experiência exitosa do Bolsa Família

POLÍTICAS PÚBLICAS

Vice-diretora Valerie Schmitt ficou impressionada com os resultados e a abrangência do programa
publicado  em 31/07/2015 00h00

Brasília, 31 – A vice-diretora para Políticas de Proteção Social da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Valerie Schmitt, ficou impressionada com os resultados e a abrangência do Bolsa Família. Para ela, o programa é um exemplo de como é possível implantar um piso de proteção social, envolvendo milhões de pessoas com baixo custo. “Você precisa implementar políticas, ter a administração apropriada e treinar pessoas em nível nacional, regional e local. Isso realmente é um exemplo.”

O custo administrativo do Bolsa Família hoje é de menos de 4% do orçamento do programa. Na experiência internacional, programas semelhantes têm custo de 15% dos valores aplicados. E toda essa experiência do Brasil é importante para OIT, na opinião de Valerie. “Esperamos também ser capazes de aprender com essa experiência e compartilhar esse conhecimento e essa boa prática com muitos outros países.”

Os principais resultados e os avanços do Bolsa Família foram apresentados pelo secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Helmut Schwarzer, na última quinta-feira (30) em Genebra (Suíça). Schwarzer, que atuou na OIT por cinco anos como especialista principal em Seguridade Social para Américas e Caribe, acredita que a troca de experiências entre o Brasil e a Organização é fundamental e necessária. “Intercâmbios desse tipo podem gerar parcerias e permitir o aprimoramento das nossas políticas de proteção social.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021