Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Julho > Municípios averiguam regularidade de benefícios do Bolsa Família

Notícias

Municípios averiguam regularidade de benefícios do Bolsa Família

FISCALIZAÇÃO

Pagamentos a trabalhadores e gestores estão bloqueados
publicado  em 10/07/2015 15h22

Brasília – Os processos rotineiros de controle do Programa Bolsa Família identificaram a presença entre seus beneficiários de 16.915 trabalhadores e de 183 gestores do programa nos municípios. 

Por precaução, os pagamentos foram bloqueados na folha de junho, para que os casos fossem analisados. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome determinou às prefeituras onde a situação foi registrada que verificassem o cumprimento dos requisitos de renda do programa. Como se sabe, o critério de acesso ao Bolsa Família é a baixa renda, de até R$ 154 mensais por pessoa da família. 

Os processos de controle do Bolsa Família incluem o cruzamento de dados com outras bases cadastrais, em averiguações anuais, o controle social pelos Conselhos Municipais de Assistência Social e a fiscalização pelos órgãos de controle (como CGU e TCU) e pelo Ministério Público, além da atualização dos cadastros dos beneficiários a cada dois anos. Somente na última revisão cadastral, concluída em maio de 2015, 449 mil famílias deixaram o programa por apresentarem melhoria de renda. 

Os nomes de todos os titulares de cartões, com os respectivos valores pagos, estão disponíveis na internet, no Portal da Transparência do governo federal

O programa de transferência de renda paga em média R$ 170 mensais às famílias e beneficia atualmente 13,7 milhões de famílias no país. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021