Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Julho > MDS debate pacto federativo em Encontro Regional de Municípios

Notícias

MDS debate pacto federativo em Encontro Regional de Municípios

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Secretária Ieda Castro destacou importância da atuação conjunta dos três níveis de governo para garantir um bom atendimento à população
publicado  em 02/07/2015 16h49

Brasília, 2 – O aprimoramento do pacto federativo foi tema do Encontro Regional de Municípios, realizado na quarta-feira (1º), em Brasília. A secretária nacional de Assistência Social Ieda Castro, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), destacou a atuação conjunta dos governos federal, estaduais e municipais para que seja bem-sucedida a consolidação do Sistema Único da Assistência Social (Suas). “A assistência social é porta de entrada para outros direitos e necessidades da população. Temos que reconhecer que uma única área ou serviço não é suficiente para atender a todos. E isso exige respostas integradas.”

Ieda reforça que há necessidade de debater o financiamento do Suas. “O debate para aprimorar e fortalecer o pacto federativo deve ter como uma de suas propostas prioritárias a divisão das despesas entre a União, estados e prefeituras, para que sejam custeados e mantidos os serviços sociais sem prejuízo para a população.”

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira, o momento político é adequado para elaborar novas propostas. Ele cita como um grande desafio que sejam realizadas mudanças na legislação que garantam às prefeituras melhores condições de trabalho. E ressalta que as prefeituras precisam superar a baixa capacitação da mão de obra e a carência de assistência técnica.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021