Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Julho > Ieda Castro relata trajetória do Suas e seus principais resultados

Notícias

Ieda Castro relata trajetória do Suas e seus principais resultados

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Durante conferência na capital gaúcha, secretária reforça a importância do Sistema Único da Assistência Social e diz que o próximo passo é a sua consolidação
publicado  em 15/07/2015 14h00

Porto Alegre – “O Suas [Sistema Único da Assistência Social] se tornou um meio de concretizar direitos”, afirma a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro. Ela participou na terça-feira (14) da XI Conferência Municipal de Assistência Social de Porto Alegre. 

Durante palestra para mais de mil usuários do Suas, servidores públicos, funcionários municipais e representantes de entidades socioassistenciais da capital gaúcha, Ieda Castro afirmou que a política socioassistencial rompeu com o clientelismo e com o assistencialismo. “Agora é preciso consolidar o Sistema definitivamente.” 

Segundo a secretária, a porta de entrada para o atendimento ao cidadão são os 7,5 mil Centros de Referência de Assistência Social (Cras), presentes em 99,6% municípios brasileiros. Na capital gaúcha, são 22 unidades, sendo que 17 recebem recursos do governo federal. Neles, são feitas a identificação de situações de vulnerabilidade e risco social, acompanhamentos e encaminhamentos, além de articulação com outras políticas. “O Cras é a porta de entrada para o atendimento do cidadão. Muitas vezes, a questão não é de renda, mas sim de violação de direitos. Portanto, é preciso conhecer a realidade local.”. 

O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares, destacou a importância do apoio do governo federal. “Essa parceria é fundamental para que, nos próximos dez anos, a gente atinja um maior número de famílias em vulnerabilidade.” Soares explicou ainda como o município avançou no processo de consolidação do Suas. “Avançamos no processo de trabalho, completamos nossa rede de atendimento e investimos na capacitação e qualificação dos nossos profissionais.” 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021