Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Julho > História da fome no Brasil é tema de documentário

Notícias

História da fome no Brasil é tema de documentário

SUPERAÇÃO

Produção do filme esteve em Brasília nesta terça (7) para conhecer um pouco mais das ações do governo brasileiro que tiraram o país do Mapa Mundial da Fome
publicado  em 07/07/2015 19h00
Ana Nascimento/MDS Ministra Tereza Campello recebe equipe que está produzindo filme sobre a superação da fome no Brasil

Ministra Tereza Campello recebe equipe que está produzindo filme sobre a superação da fome no Brasil

Brasília – As políticas públicas brasileiras se tornaram referências internacionais desde que o país saiu, em 2014, do Mapa Mundial da Fome, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). E um documentário está sendo produzido para contar esta história, que vem desde o período colonial até chegar à superação recente da fome e da miséria.

Idealizado pelo assessor especial da Ação da Cidadania e filho do sociólogo Betinho, Daniel Souza, o filme vai narrar esta trajetória, resgatando como a fome gerava impacto na vida dos brasileiros. Souza afirma que falar sobre ela é importante para que, principalmente, os jovens não percam o registro histórico. “Tínhamos 33 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. Tivemos uma mobilização da Ação da Cidadania, um Natal sem Fome. E, depois, o governo atacando de frente, com a efetivação das políticas públicas, o que não foi feito em 500 anos.”

A produção é de Luciana Boal Marinho, com direção de Camilo Tavares. E pesquisa está sendo desenvolvida pelo coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Francisco Menezes, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Falar da fome é uma conquista ou um problema? Queremos discutir isso. Essa investigação nos cativa. Vamos montar essa cronologia, para que a sociedade conheça o que está sendo feito nos últimos tempos”, conta Tavares.

A equipe do documentário esteve em Brasília nesta sexta-feira (7), com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Ela explicou que o Brasil sempre foi produtor de alimentos. Mas a determinação política foi fundamental para a superação da fome e da miséria. “A geração de hoje que não viveu a fome precisa saber o que aconteceu neste país. Precisamos acabar com este preconceito de que a fome é simplesmente natural, que pode ser por causa da seca ou da chuva. A fome é política, sempre foi, e através de uma política pública é que se conseguiu acabar com ela no Brasil”, enfatizou.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021