Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Julho > Crianças recebem alimentação saudável

Notícias

Crianças recebem alimentação saudável

PROGRAMA FORÇAS NO ESPORTE

Parceria alimenta 16 mil crianças e adolescentes em 24 estados e o Distrito Federal. Elas recebem duas refeições por dia no projeto que conta com apoio financeiro do MDS para aquisição dos alimentos
publicado  em 14/07/2015 09h00
Foto: Ubirajara Machado/MDS Programa atende crianças  e adolescentes, entre seis e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social

Programa atende crianças e adolescentes, entre seis e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social

Brasília – Beneficiária do Bolsa Família, Eliana Ferreira de Oliveira, 36 anos, fala com orgulho das suas duas filhas que participam do Programa Forças no Esporte. Vitória, 8 anos, e Denise, 12 anos, estão entre as 630 crianças atendidas no Clube do Rocha, em Brasília. Além da prática de vários esportes, os alunos contam com aulas de teatro, dança, artesanato e reforço escolar em português e matemática. 

“Elas melhoraram muito desde que começaram a participar desse projeto. Hoje elas fazem dever sozinhas, são mais disciplinadas e ainda ajudam nas tarefas de casa”, conta Eliana. Como família beneficiária do Bolsa Família, as meninas fazem o acompanhamento de saúde regularmente. “Com a alimentação que elas recebem aqui no clube, a saúde delas melhorou bastante. Hoje elas estão mais fortes e mais dispostas”, conta a mãe. 

O diretor de Apoio à Aquisição e Comercialização de Produção Familiar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), André Grossi Machado, explica que o ministério apoia o programa desde 2008, disponibilizando recursos para o fornecimento de refeições para essas crianças que ficam no contra turno do seu dia envolvidas com atividades esportivas e ações educativas. “Crianças que se alimentam melhor têm um desenvolvimento melhor. Por isso é fundamental interagir políticas como educação e esporte com uma alimentação saudável e sustentável.” 

Muito tímida, mas com um sorriso no rosto, Vitória Letícia, 11 anos, faz um intervalo em sua aula de tênis para contar como são suas tardes no Clube do Rocha. Ela explica que pratica vários esportes, mas o seu preferido é o tênis. “Eu também almoço e lancho aqui. A comida é muito boa. Como arroz, feijão, carne e salada todo dia.” 

O Forças no Esporte é um programa de inclusão social desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O programa atende crianças, jovens e adolescentes com idades entre seis e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. As escolas são as responsáveis por identificar e encaminhar esses jovens ao programa. 

O atual Termo de Cooperação entre MDS e o Ministério da Defesa atende a 16 mil crianças e jovens em 24 estados e no Distrito Federal. O custo diário com cada criança é de R$ 4,77, que corresponde ao almoço e um lanche. A Defesa estima que 95% dos alunos são beneficiários do Programa Bolsa Família. 

O diretor do MDS explica ainda que além da alimentação saudável, o termo de cooperação prevê capacitações dos técnicos do Ministério da Defesa. “Nós falamos sobre compras públicas, explicamos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), falamos sobre educação e segurança alimentar e nutricional e outras ações de capacitação e articulação entre os dois ministérios.” 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003 
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021