Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Julho > Agricultura familiar abastece restaurantes da Universidade Federal da Fronteira Sul

Notícias

Agricultura familiar abastece restaurantes da Universidade Federal da Fronteira Sul

SEGURANÇA ALIMENTAR

UFFS abriu três chamadas públicas para credenciar cooperativas de agricultura familiar que poderão fornecer alimentos em Cerro Largo (RS), Erechim (RS) e Realeza (PR)
publicado  em 17/07/2015 20h00

Brasília – A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) abriu, este mês, três chamadas públicas para a compra de produtos de cooperativas da agricultura familiar que serão destinados aos restaurantes universitários dos campi de Cerro Largo (RS), Erechim (RS) e Realeza (PR). O mesmo procedimento deverá ser aberto em agosto para atender o restaurante do campus de Chapecó (SC), onde são servidas, em média, 490 refeições por dia. 

Os campi da UFFS têm cerca de seis mil alunos. A obrigatoriedade de compra de produtos da agricultura familiar foi prevista no edital de concessão pública dos restaurantes. O presidente da Comissão de Nutrição da universidade, Tomé Coletti, afirma que o objetivo é adquirir o maior número possível de produtos. Por isso, não foram listados itens nos editais das chamadas públicas. “A expectativa é de que pelo menos 70% dos alimentos necessários para as refeições sejam fornecidas pela agricultura familiar”, projeta. 


As aquisições contemplam o decreto assinado em junho pela presidenta Dilma Rousseff que determina que órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta comprem ao menos 30% de gêneros alimentícios de agricultores familiares e suas organizações. A medida reforça o papel da agricultura familiar na oferta de alimentos e na promoção da segurança alimentar e nutricional do país. 

PAA Compra Institucional – Produtores familiares já abastecem os restaurantes das universidades federais de Viçosa (UFV/MG) e Santa Maria (UFSM/RS) e da Fundação de Apoio Universitário da Universidade Federal de Pelotas (RS), que aderiram ao PAA Compra Institucional, modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A modalidade permite a prefeituras, governos estaduais e órgãos federais adquirirem, com recursos financeiros próprios, produtos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas. Desde 2012, as compras institucionais destas universidades movimentaram mais de R$ 1,7 milhão. 

Em julho deste ano, as universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Federal do Paraná (UFPR) também abriram chamadas públicas para comprar produtos por meio do PAA Compra Institucional. A grande vantagem da modalidade é permitir que os órgãos públicos adquiram alimentos da agricultura familiar para atendimento de suas demandas de forma simplificada e segura. 

Estas operações estimulam as compras locais, aproximam a demanda da oferta, geram desenvolvimento e facilitam os ciclos curtos de abastecimento, além de ampliarem a oferta de alimentos in natura, frescos e saudáveis como alternativa a produtos ultra processados, como biscoitos, refrigerantes e enlatados. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021