Notícias
Agricultura familiar abastece restaurantes da Universidade Federal da Fronteira Sul
SEGURANÇA ALIMENTAR
Brasília – A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) abriu, este mês, três chamadas públicas para a compra de produtos de cooperativas da agricultura familiar que serão destinados aos restaurantes universitários dos campi de Cerro Largo (RS), Erechim (RS) e Realeza (PR). O mesmo procedimento deverá ser aberto em agosto para atender o restaurante do campus de Chapecó (SC), onde são servidas, em média, 490 refeições por dia.
Os campi da UFFS têm cerca de seis mil alunos. A obrigatoriedade de compra de produtos da agricultura familiar foi prevista no edital de concessão pública dos restaurantes. O presidente da Comissão de Nutrição da universidade, Tomé Coletti, afirma que o objetivo é adquirir o maior número possível de produtos. Por isso, não foram listados itens nos editais das chamadas públicas. “A expectativa é de que pelo menos 70% dos alimentos necessários para as refeições sejam fornecidas pela agricultura familiar”, projeta.
As aquisições contemplam o decreto assinado em junho pela presidenta Dilma Rousseff que determina que órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta comprem ao menos 30% de gêneros alimentícios de agricultores familiares e suas organizações. A medida reforça o papel da agricultura familiar na oferta de alimentos e na promoção da segurança alimentar e nutricional do país.
PAA Compra Institucional – Produtores familiares já abastecem os restaurantes das universidades federais de Viçosa (UFV/MG) e Santa Maria (UFSM/RS) e da Fundação de Apoio Universitário da Universidade Federal de Pelotas (RS), que aderiram ao PAA Compra Institucional, modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A modalidade permite a prefeituras, governos estaduais e órgãos federais adquirirem, com recursos financeiros próprios, produtos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas. Desde 2012, as compras institucionais destas universidades movimentaram mais de R$ 1,7 milhão.
Em julho deste ano, as universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Federal do Paraná (UFPR) também abriram chamadas públicas para comprar produtos por meio do PAA Compra Institucional. A grande vantagem da modalidade é permitir que os órgãos públicos adquiram alimentos da agricultura familiar para atendimento de suas demandas de forma simplificada e segura.
Estas operações estimulam as compras locais, aproximam a demanda da oferta, geram desenvolvimento e facilitam os ciclos curtos de abastecimento, além de ampliarem a oferta de alimentos in natura, frescos e saudáveis como alternativa a produtos ultra processados, como biscoitos, refrigerantes e enlatados.
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021