Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Janeiro > Panorama Ipea aborda políticas sociais de combate à miséria

Notícias

Panorama Ipea aborda políticas sociais de combate à miséria

EXTREMA POBREZA

Um dos destaques do programa foi I Seminário Internacional WWP – Um Mundo sem Pobreza que reuniu especialistas de vários países
publicado  em 06/01/2015 10h00

Brasília, 6 – O secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão, e o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Marcelo Neri, participaram do programa Panorama Ipea nessa segunda-feira (5). O programa discutiu a colaboração do Brasil nas políticas sociais internacionais de superação da miséria.

Falcão ressaltou o momento peculiar que vive o país, que, além de retirar 22 milhões de pessoas da extrema pobreza, conseguiu sair do Mapa da Fome, em 2014, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). "O que o mundo está tão curioso em relação à experiência brasileira é como conseguimos combinar os princípios universalistas da nossa Constituição com programas como o Bolsa Família", explicou. 

O secretário disse que o país conseguiu cumprir as “ousadas metas” da presidenta Dilma Rousseff no Plano Brasil Sem Miséria e as metas definidas pelo governo do ex-presidente Lula. Os resultados foram reunidos no livro "O Brasil sem miséria", publicação com 32 artigos sobre o plano de superação da extrema pobreza. 

O Panorama Ipea destacou também o I Seminário Internacional WWP – Um Mundo sem Pobreza, que reuniu especialistas em pobreza de vários países pela primeira vez no Brasil. O encontro foi promovido pela Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (www.wwp.org.br). O Banco Mundial, o MDS, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a SAE/PR e o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) foram parceiros na ação. O seminário contou também com o apoio do Centro RIO+.

Para assistir ao programa, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=6JrClu9Hmzs

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021