Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Fevereiro > Ministra convoca governos estaduais para melhorar serviços da assistência social

Notícias

Ministra convoca governos estaduais para melhorar serviços da assistência social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Metas claras, monitoramento eficiente e avaliação de resultados são diretrizes apontadas por Tereza Campello para aprimorar a gestão e dar continuidade aos avanços alcançados nos últimos anos
publicado  em 26/02/2015 21h00
Foto: Ana Nascimento/MDS

Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília, 26 – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, convocou os secretários estaduais de Assistência Social a fortalecerem a parceria com o governo federal na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Os estados devem ser nossos parceiros no assessoramento aos municípios na execução das políticas, com metas claras, monitoramento eficiente e avaliação de resultados. Só vamos avançar com apoio dos estados”, destacou a ministra nesta quinta-feira (26), em Brasília. 

O investimento na área social saltou de R$ 1,6 bilhão em 1995 para R$ 70,8 bilhões em 2014. Tereza afirmou que é possível dar um salto de gestão com o atual orçamento destinado à área. “Queremos um serviço com mais qualidade. Só vamos ser reconhecidos e valorizados a partir da consolidação do Suas e, assim, melhorar o atendimento à população.” 

A ministra destacou a importância da construção e consolidação do marco legal do Suas em nível nacional, em 2011. E pediu empenho aos governos estaduais na aprovação de legislações complementares. “Antes, não tínhamos claro os critérios para investir o dinheiro da assistência social. Hoje pactuamos as políticas em instâncias tripartites. As regras de distribuição de recursos passaram a ser claras e transparentes e é preciso levar isso para os estados e municípios”, assinalou. 

Como tarefa para melhorar a gestão dos serviços, Tereza Campello pediu aos secretários apoio para oferecer qualificação aos quase 600 mil profissionais da assistência social, da rede pública e privada. Ela destacou que é importante que os governos estaduais dêem condições para que os trabalhadores participem do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas), ofertado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Temos um patamar estabelecido e daqui para frente vamos evoluir juntos para deixarmos de ter serviços precarizados”, ressaltou. 

O secretário executivo do MDS, Marcelo Cardona, a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, e os secretários de Avaliação e Gestão da Informação, Paulo Jannuzzi, e de Renda de Cidadania, Helmut Schwarzer, também participaram do encontro. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021