Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Fevereiro > MDS tem novo secretário de gestão do Bolsa Família

Notícias

MDS tem novo secretário de gestão do Bolsa Família

BOLSA FAMÍLIA

O economista Helmut Schwarzer assume Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, responsável pela transferência de renda a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza
publicado  em 24/02/2015 23h00
Foto: Ubirajara Machado/MDS Foto: Ubirajara Machado/MDS

Foto: Ubirajara Machado/MDS

O economista Helmut Schwarzer, 47 anos, é o novo secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A nomeação ao cargo foi publicada nessa segunda-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU). O secretário tomou posse nesta terça-feira (24).

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) é responsável pela transferência de renda a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o Brasil por meio do Bolsa Família. Atualmente, o programa complementa a renda de mais de 14 milhões de famílias.  

Além disso, a pasta também administra o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, importante ferramenta de planejamento das políticas sociais, pois funciona como um mapa com informações detalhadas das famílias mais pobres do país.

Nos últimos cinco anos, Helmut Schwarzer foi especialista em Seguridade Social para América Latina e Caribe na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra (Suíça). Ele é servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e foi secretário de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, entre 2003 e 2010. 

Schwarzer é doutor em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Livre de Berlin (Alemanha) e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003 
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021