Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Fevereiro > MDS incentiva compra da agricultura familiar

Notícias

MDS incentiva compra da agricultura familiar

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Ministério apresentou para representantes de órgãos públicos café orgânico adquirido de cooperativa de agricultores familiares por meio da modalidade Compra Institucional
publicado  em 06/02/2015 20h00
Foto: Ana Nascimento/MDS

Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília, 6 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apresentou, nesta sexta-feira (6), o café orgânico e de qualidade comprado da agricultura familiar por meio da Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os 680 quilos de café adquiridos da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM) vão atender à demanda de consumo do produto no edifício sede do ministério.

Ao falar sobre a Compra Institucional para representantes da área de segurança alimentar e de compras de diversos ministérios e do governo do Distrito Federal, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, destacou que a expectativa é que a iniciativa seja exemplo. "Agora temos um conhecimento acumulado e vamos dividir com os demais ministérios e órgãos públicos para que eles também comprem da agricultura familiar."

Para o vice-presidente da COOPFAM, Washington Resende, vender para o MDS é uma oportunidade de comercializar o produto no Brasil. “Nós exportávamos o grão para diversos países da Europa e da Ásia. Agora, temos a oportunidade de entrar no mercado institucional”, afirmou. A cooperativa – referência em agricultura orgânica, solidária e agroecológica – possui mais de 320 famílias de pequenos cafeicultores que já conquistaram benefícios por meio do cooperativismo em municípios do sul de Minas Gerais.

Modalidade – Criada em 2012, a Compra Institucional abriu uma nova possibilidade de comercialização para as famílias de agricultores familiares ao permitir que municípios, estados e órgãos federais comprassem seus produtos de forma simplificada, por meio de chamadas públicas, e sem necessidade de licitação. Nos últimos três anos, quatro mil agricultores familiares venderam mais de R$ 66,4 milhões em produtos por meio da modalidade. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003 
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021