Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Fevereiro > Alimentação de qualidade ajuda alunos do Forças no Esporte na prática de atividades

Notícias

Alimentação de qualidade ajuda alunos do Forças no Esporte na prática de atividades

SEGURANÇA ALIMENTAR

Programa apoia crianças de 7 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica com atividades esportivas no contraturno do horário escolar
publicado  em 27/02/2015 01h00
Foto: ubirajara Machado/MDS

Foto: ubirajara Machado/MDS

Brasília, 27 -Assim que terminam as aulas, a estudante do 6º ano do ensino fundamental e beneficiária do Bolsa Família, Naila Barreto Vaz de 10 anos, corre para o segundo turno, as aulas de capoeira. Moradora do Recanto do Jaburu, em Brasília, a menina faz parte da turma do Programa Forças no Esporte, que apoia crianças de 7 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Antes de iniciarem as atividades, Naila e os irmãos, Wellington, 15 anos, e Bruno, 11, recebem o almoço, fornecido pelo Forças no Esporte em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Gosto muito de ir para o programa. No almoço como macarrão ou o arroz e feijão. É muito bom. E ainda tem o lanche”, lembra.

Após a refeição, os alunos começam as atividades em uma das unidades militares cedidas pelo Ministério da Defesa em Brasília. “Eu fazia tênis, mas agora estou na capoeira. Não fico sem fazer nada”. O irmão mais velho de Naila participa da banda e Bruno pratica tênis.

Empregada doméstica, a mãe Francisca Barreto de Andrade conta que o programa a ajuda muito na criação dos filhos. Ela explicou que os filhos têm a oportunidade de ter uma alimentação melhor do que em casa. “Eu passo um pouco de dificuldade e quando eles vão pra lá fico despreocupada porque eles comem, fazem atividades e eu posso ir trabalhar”, explicou.

A parceria entre os ministérios vem rendendo bons resultados. O MDS já investiu R$ 30 milhões no Programa Forças no Esporte desde 2008. O valor repassado garantiu o reforço alimentar para 15 mil de estudantes de escolas públicas em 54 municípios do país.


O programa revela mudanças na vida das crianças e jovens, que se mostram mais dispostos para os exercícios físicos, passam a ter mais interesse pelas atividades escolares, melhoram a capacidade de comunicação, o convívio social, familiar, e o cuidado com a alimentação e a saúde. A partir de 2016, o Forças no Esporte será ampliado e beneficiará 20 mil alunos, chegando a 30 mil estudantes em 2018.

Nesta sexta-feira (27), o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos, recebeu a medalha Mérito Desportivo Militar pela parceria entre os dois ministérios.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003 
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021