Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > Seminário em Salvador debate aquisições da agricultura familiar

Notícias

Seminário em Salvador debate aquisições da agricultura familiar

AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Secretário do MDS, Arnoldo de Campos apresenta benefícios e avanços da modalidade Compra Institucional do PAA durante Feira Estadual de Agricultura Familiar e Economia Solidária
publicado  em 03/12/2015 11h59
Foto: SDR/BA

Brasília – O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, participa nesta sexta-feira (4), em Salvador, do Seminário Compras Institucionais da Agricultura Familiar. O evento integra a programação da Feira Estadual da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Arnoldo de Campos apresenta a importância da Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para produtores e consumidores. “A aquisição de alimentos pela modalidade é mais uma alternativa de mercado para a agricultura familiar, além de fazer com que os órgãos da administração pública, como escolas, entidades socioassistenciais e creches, optem pela compra de produtos locais, mais frescos e mais saudáveis, o que também leva ao aquecimento da economia dos municípios.”

Na Bahia, a prefeitura de Feira de Santana é pioneira na Compra Institucional. Chamada pública lançada no primeiro semestre investiu R$ 650,9 mil para adquirir alimentos da Cooperativa de Pescadores e Agricultores Familiares do Vale de Pedra do Cavalo e da Associação das Produtoras em Agricultura Familiar e Economia Solidária de Feira de Santana.

E o governo federal aplicou mais R$ 653 mil no estado para comprar feijão e farinha de mandioca da Cooperativa de Produtos Rurais de Presidente Tancredo Neves e da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá. Os produtos fornecidos compõem cestas de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar.

Evento – A Feira Estadual da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que começou dia 28 de novembro e vai até domingo (6), em Salvador, é promovida pelo governo da Bahia, com apoio da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Estão expostos mais de 150 empreendimentos do estado, comercializando seus produtos. Também há espaço para debates sobre políticas públicas para agricultura familiar, cooperativismo, desenvolvimento territorial e segurança alimentar.

Serviço
Secretário Arnoldo de Campos participa de Seminário Compras Institucionais da Agricultura Familiar
Quando: sexta-feira (4), das 8h30 às 14h
Onde: Parque de Exposições de Salvador – Av. Luis Viana Filho, s/n – Itapuã – Salvador (BA)

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa