Notícias
Qualificação de jovens é tema de feira em Minas Gerais
INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
Brasília – Será realizada nesta quinta-feira (3), em Belo Horizonte, a 1ª Feira Mineira de Aprendizagem. O evento, voltado para empresas, jovens aprendizes ou interessados e gestores da assistência social, vai divulgar, esclarecer e potencializar a estratégia de acesso ao mercado de trabalho por jovens a partir de 14 anos. O diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Muller, participa do evento.
A aprendizagem profissional foi instituída pela Lei nº 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005, que determina a todas as empresas de médio e grande porte contratarem adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Os jovens beneficiários são contratados por empresas como aprendizes de ofício, ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem, em instituições qualificadoras reconhecidas, responsáveis pela certificação.
A cota de aprendizes está fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional, cabe ao empregador, dentro dos limites fixados, contratar o número de aprendizes que melhor atender às suas necessidades.
Serviço
Diretor Luiz Muller participa da 1ª Feira de Mineira de Aprendizagem
Quando: quinta-feira (3), das 8h às 17h
Onde: Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojista de Belo Horizonte – Av. João Pinheiro, 495 – Lourdes – Belo Horizonte (MG)