Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > Prêmio reconhece práticas de controle social

Notícias

Prêmio reconhece práticas de controle social

PREMIAÇÃO

Mérito CNAS 2015 destaca trabalho de entidades que apoiam e acompanham serviços de assistência social
publicado  em 08/12/2015 20h29
Foto: Ubirajara Machado/MDS

Brasília – “A importância do nosso trabalho é exatamente a realização de algo que é necessário para a sociedade. E nós percebemos isso no crescimento das pessoas, dos assistidos, na medida em que podemos ver que eles vão garantindo e descobrindo, cada vez mais, seu papel na sociedade e na defesa de seus direitos”, afirma o representante do Instituto dos Missionários Sacramentinos, Márcio Antonio Pacheco.

O Instituto foi escolhido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como entidade vencedora do Prêmio Mérito CNAS Consolida Suas 2015, na categoria Sociedade Civil. Em 2015, o instituto apoiou 15 entidades de assistência social com assessoria na defesa e garantia de direitos, apoio técnico para gestão, elaboração de planos de ação, prestação de contas, captação de recursos, inscrição em conselhos, certificação e documentação, além de apoio para serviços gráficos, fundamentais para divulgação de ações e serviços aos cidadãos.

Premiados

Categoria I – Conselhos de Assistência Social
Conselhos Municipais:
1 – Municípios de Pequeno Porte: Conselho Municipal de Assistência Social de Pomerode/SC
2 – Municípios de Médio Porte: Conselho Municipal de Assistência Social de Nova Lima/MG
3 – Municípios de Grande Porte e Metrópole: Conselho Municipal de Assistência Social de Salto/SP.

Conselhos Estaduais e do DF:
Conselho Estadual de Mato Grosso do Sul

Categoria II – Sociedade Civil
Segmento dos Trabalhadores:
Fórum dos Trabalhadores do SUAS de Nova Lima/ MG

Usuários e Organizações dos Usuários
Fórum Nacional de Usuários e Usuárias do SUAS (FNUSUAS)

Entidades Socioassistenciais:
Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora e Rede Brasileira de Cooperação ao Desenvolvimento (UNEPE)

O prêmio reconhece as práticas que aprimoram o controle social da política de assistência social, que permitem o acompanhamento e apoio aos serviços oferecidos nos municípios e nos estados. O trabalho dessas instituições produziu resultados efetivos e contribuíram, assim, para a vida do usuário da assistência social. “Essa premiação é um incentivo a que nós continuemos nos esforçando para atender cada vez mais ao público da assistência social e é uma confirmação da importância desse trabalho, a gente se sente estimulado a continuar empenhados nesse trabalho”, avalia Pacheco.

Leia também

O prêmio possui duas categorias: Conselhos de Assistência Social e Sociedade Civil. Na categoria Sociedade Civil, estão: segmento dos trabalhadores, entidades socioassistenciais, usuários e organizações dos usuários. Para a representante do Fórum dos Trabalhadores do Suas de Nova Lima (MG), Cristina Xavier Cordeiro, vencedor no segmento dos trabalhadores, o reconhecimento é importante. “Isso dá credibilidade e visibilidade à nossa luta, no sentido de outros estados saberem o que está acontecendo. Nossas ações também ganham mais força no nosso próprio município.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa