Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > População quer qualificação profissional de trabalhadores do Suas

Notícias

População quer qualificação profissional de trabalhadores do Suas

Delegados representantes do Sistema Único de Assistência Social debateram o assunto em Roda de Conversas durante 10ª Conferência Nacional
publicado  em 08/12/2015 20h41
Foto: Ubirajara Machado/MDS

Brasília – O trabalho intenso de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) trouxe diversos benefícios para a população vulnerável. O que tem surpreendido é a mudança de pensamento dos usuários dos serviços socioassistenciais com relação ao direito à política. Durante a Roda de Conversas Assistência Social é direito do âmbito do Pacto Federativo, na 10ª Conferência Nacional, diversos representantes da população atendida pelo Suas pediram mais qualificação dos profissionais. 

Convidado para participar da conferência, o morador de rua de Belém, Josiano Batista de Souza, reforçou a importância. “Para que tenhamos mais resultados, é preciso que os trabalhadores façam cursos de qualificação e assim consigam lidar com a demanda de cada usuário”, explica. Souza destacou que poucos usuários sabem que a assistência social é um direito. “Eles ainda pensam que é assistencialismo. Qualificar os profissionais também é uma forma de transformar esse pensamento.” 

Leia também

Para a ex-secretária de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, os usuários reconheceram que o acesso aos benefícios das políticas sociais mudou qualitativamente a vida deles. “Vimos representantes de população de rua, cigana, LGBT e jovens dizendo: eu preciso que os trabalhadores tenham melhores condições, qualificados e estrutura para trabalhar”. Uma explicação para esse novo pensamento, destacou Denise, foi que ao frequentar as políticas do Suas, a população conseguiu sair da situação de vulnerabilidade, descobriu que tinha direitos e começou a cobrá-los. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003mdspravoce.mds.gov.br

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa