Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > Plenárias regionais são destaques na 10ª Conferencia Nacional de Assistência Social

Notícias

Plenárias regionais são destaques na 10ª Conferencia Nacional de Assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Mais de 1,4 mil delegados estarão presentes e vão debater as especificidades territoriais na construção do Plano Decenal de Assistência Social
publicado  em 01/12/2015 18h19

Brasília – Representantes de todo o Brasil debatem as necessidades de cada região para os próximos 10 anos do Sistema de Assistência Social (Suas), durante a 10ª Conferência Nacional de Assistência Social, que começa na próxima segunda-feira (7), em Brasília. Esta é uma das principais novidades do evento, que neste ano reúne mais de 1,4 mil delegados, que vão reconhecer as diversidades e especificidades de cada localidade.

A secretária nacional de Assistência Social do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, ressaltou a importância da discussão territorial. “Temos uma expectativa de que, dentro das questões regionais, que são uma inovação, a gente consiga sair da conferência com as prioridades que vão subsidiar as políticas de assistência social de cada ente federado.”

Para o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edivaldo da Silva Ramos, os delegados serão os principais atores nos quatro dias de conferência. “Ele tem um papel muito relevante. É da produção coletiva que vamos tirar a avaliação do quanto avançamos e o que queremos para os próximos 10 anos.”

A participação dos usuários do Suas como delegados é outro destaque do evento. Ramos afirmou que foi nas conferências municipais e estaduais que eles tiveram um envolvimento grande nos debates. “Sentimos a presença muito maior dos usuários nesse processo de conferência.”

Leia também

Ieda Castro também chamou a atenção para a organização da população em situação de rua. “Eles chegaram organizados em todas as conferências em capitais. Então, nós temos que celebrar o processo de construção da assistência social como política pública.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa