Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Dezembro > Pesquisadores canadenses conhecem Bolsa Família

Notícias

Pesquisadores canadenses conhecem Bolsa Família

INTERNACIONAL

Comitiva da Universidade de Toronto veio ao Brasil para aprofundar conhecimento sobre a gestão do maior programa de transferência de renda do mundo
publicado  em 15/12/2015 11h59
Foto: Ana Nascimento/MDS

Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – “A capacidade do governo brasileiro em fazer os recursos alcançarem os bolsões de pobreza é uma das melhores do mundo”, afirma o professor de Inovação da Escola Munk de Assuntos Globais da Universidade de Toronto (Canadá), Joseph Wong. Ele estuda o Bolsa Família há um ano e veio ao país para ver e entender como o programa funciona no dia a dia. “O Brasil realmente se destaca com um dos programas de transferência de renda de maior performance.”

O professor e cinco estudantes – dois deles brasileiros – estiveram em Brasília para visitar o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e conhecer o funcionamento do Bolsa Família no nível federal. “Fiquei extremamente impressionado com o comprometimento do governo no cuidado com o programa. O governo está realmente comprometido com os princípios de equidade e de redução da pobreza.”

A pesquisa canadense vai identificar as melhores práticas da política de combate à desigualdade e à pobreza do Brasil. A intenção é difundir a experiência brasileira para outros países do mundo. Além de visitar Brasília, a equipe ainda visita Belo Horizonte (MG), para desenvolver questões da pobreza urbana, e o interior da Bahia, para entender a pobreza rural.

A estudante Nina da Nobrega Garcia é uma das estudantes brasileiras da comitiva. Ela conta que já conhecia o programa de complementação de renda, mas não imaginava que era tão complexo. “Alguns detalhes são muito interessantes, como o fato das prefeituras terem seu desempenho avaliado pelo IGD [Índice de Gestão Descentralizada], por exemplo. Isso eu nunca tinha ouvido falar e acho um mecanismo muito interessante.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa