Notícias
Participantes chegam à Conferência com muitas expectativas
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Brasília – Gestores, trabalhadores e usuários da assistência social já estão chegando para o primeiro dia da 10ª Conferência Nacional de Assistência Social. Durante o credenciamento, que começou nesta segunda-feira (7) às 11h, os delegados mostraram estar cheios de expectativas ao que será discutido. O evento segue até quinta-feira (10), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Segundo a representante de Restinga (SP), Angélica de Oliveira Machado, a Conferência deve efetivar aquilo que já está proposto na legislação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “A legislação é muito boa, mas ainda precisa ser efetivada. Os municípios de pequeno porte, como é o caso de Restinga, são os que mais sofrem com isso.”
Cerca de 1,8 mil pessoas, entre trabalhadores e usuários da assistência social e representantes dos governos federal, estaduais e municipais participam do encontro. O objetivo é avaliar a situação atual da assistência social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Suas. Os debates prévios se deram em 5.429 conferências municipais e 27 conferências estaduais, onde foram eleitos os delegados que participam da etapa nacional.
A delegada de Buriti do Tocantins (TO), Aurinete Costa Gomes Martins, espera que o evento abra novos horizontes para a assistência social no Brasil. “Nos enfrentamos muitas dificuldades. Quero levar para o meu município todo o conhecimento que vou adquirir nesses quatro dias de Conferência para que possamos é combater a pobreza por lá.”
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa